Fique por dentro e saiba como evitar gosto em sua água mineral
GOSTO DE ÁGUA DE COCO
Viemos informar que em testes realizados nos laboratório da Água Mineral Pedra Azul, os resultados demonstraram que na higienização do garrafão, ao utilizar álcool na superfície do garrafão e coloca-lo no bebedouro antes da completa secagem do álcool, há formação de um subproduto.
O mesmo não é prejudicial à saúde, mas pode ocasionar alteração de gosto e/ou odor na água, levando a mesma a ficar com o paladar alterado e parecendo água de côco.
GOSTO DE PLÁSTICO
De acordo com a portaria n26/1996, do ministério da Saúde, é determinado um limite de migração total de 50ppm entre material de fabricação do vasilhame e a água envasada.
Basicamente quatro tipos de resinas plásticas utilizadas para fabricação de embalagens para água mineral no mercado nacional, que são policarbonato (pc), o polipropileno (pp), compostos vinílicos(v), onde se inclui o pvc e o polietileno tereftalato (pet).
Como para um mesmo tipo de resina, a composição varia de um fabricante para outro, pode ocorrer maior migração dependendo da marca e resina, podendo chegar a alterar o gosto da água.
GOSTO E ODORES VARIADOS
A água mineral na presença de luz pode desenvolver algas unicelulares. Quanto maior a claridade e alterações na temperatura ambiente, maior a probabilidade de desenvolvimento dessas algas, causando alterações de sabor, odor e cor.
O ideal é se evitar ao máximo a exposição à claridade e aos raios solares diretos ou indiretos.
A presença de sais minerais e até mesmo compostos orgânicos presentes em fontes de águas minerais, associados ao calor e quando a amostra se encontra aberta, ao ar ambiente, são fatores suficientes para que as algas se proliferem em quantidade abundante e alterem as características organolépticas da água mineral.
Algas, como as do gênero anabaema produzem odor de medicamento, as do gênero ceratium produzem odor característico de peixe, e algas, como as do gênero gonphosphaeria, têm a capacidade de produzir sabor doce e odor herbáceo.
* Fonte Água Mineral Pedra Azul
Com o objetivo de contribuir para o bem estar e saúde de seus consumidores a Milhágua Distribuidora de Água Mineral, apresenta dicas de cuidados básicos que o consumidor ao adquirir o produto garrafão de água mineral deverá ter para preservar a qualidade do mesmo.
• Os produtos contendo Água Mineral devem sempre ser armazenados em local arejado, longe da luz solar, para evitar que a água fique com cor esverdeada em função da proliferação de algas.
• Verificar se a embalagem apresenta no fundo o nome do fabricante, data de fabricação e número do registro do Ministério da Saúde.
• Ao comprar os garrafões de Água Mineral verificar se os mesmos encontram-se em bom estado de conservação, lacrados, com rótulos intactos, dentro do prazo de validade do produto, limpos e sem evidencias de violação, remendos ou manchas.
• Após aberto o consumo da água do garrafão não deve ultrapassar o tempo de 15 dias.
• Lavar externamente o gargalo e a parte superior do garrafão com esponja e detergente neutro antes de colocá-lo no bebedouro. A higienização do bebedouro deve ser feita a cada troca, com água corrente e detergente neutro.
• Ao remover a tampa tomar cuidado para não utilizar facas com odor de alho, cebola ou qualquer outro tempero que possa transmitir o odor para a água.
• Limpar também a cuba do bebedouro ao trocar de garrafão.
• Ao utilizar copos que estejam em armários que passam algum tipo de cheiro, enxágua-los antes de tomar a água mineral.
• Respeitar o prazo de validade para o consumo da água.
• Preservar os garrafões em condições de reutilização e não utilizá-los para outros fins, como, por exemplo, armazenar gasolina, detergentes e outros.
* Fonte Água Mineral Pedra Azul